Código Toráh

 

Código Toráh

 

Divisão dos Dez Mandamentos 
Mandamento               
Amar a Deus sobre todas as coisas 1        
Não farás para ti nenhum ídolo 2    
Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus 3        
Lembra-te do dia de sábado para o santificar 4 <      
Honra teu pai e tua mãe 5        
Não matarás 6        
Não adulterarás 7        
Não furtarás*** 8        
Não darás falso testemunho contra o teu próximo 9        
Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) 10        
Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo)  

 

      A Torá é eterna, permanece atual em todas as épocas.

 

Os 10  mandamentos

 

    Os 10 mandamentos ou 10  mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou Taryag mitzvotsendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o nome dado ao conjunto de todos os mandamentos que, constam na Torá (Pentateuco). De uma forma geral, a expressão "A Lei de Moisés" (em hebraico Torat Moshé תורת משה) também é utilizada em referência ao corpo legal judaico e monoteísta yachid

    

    Três dos mandamentos negativos envolvem yehareg ve'al ya'avor, o que significa que "uma pessoa deve se deixar ser morta ao invés de violar este mandamento negativo", são eles o  assassinatoidolatria e prostituição

   


    Linha     da Toráh    
1 2 Escolha 3 4 5
Semear Colheita   Colher o que semeou Sustento da família Colher o trigo e o Joio
Disposião Instrução- Moral   Íntegridade Monoteísmo/Estilo de vida Centrado
I
Não Terás outos deuses dinte de mim

 
II
Não farás para ti imagem de escultura
 
   ESTUDOS
Toráh  Escrita
 
 
 
 
 
 
 

Guardar

Intensão

 

 

III
Não Roubarás
IV
Não Matarás
V
Não dirás falso testemuho conta o teu próximo
   
6 7 8 9 Escolha 10
Bem sucedido no trabalho Guia para Humanidade Prosperidade e Maturidade Paz Interior Aliança Com um Único Deus
Motivado Shabat  descanso força qualidade de Vida Circunspecto circuncisão  Pessah Liberdade com disciplina (Líder)
VI
Não cobiçarás
VIi
Lembra-te de santificar o dia do Sábado
VIII
Honra teu pai e tua mãe
IX
Não aduterarás

Lembrar
Atitude
X
Não tomarás o nome do senhor teu Deus em Vão
 
O ETERNO
Elohin
 
 
Hashen

 

Significado dos 10

    De acordo com o Talmud, um verso bíblico afirma que Moisés transmitiu a "Toráh" de Deus para o povo compromissado com sua instrução.    

   Oa sábios relatam que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613. Os dois mandamentos que Deus entregou diretamente ao povo no deserto foram os dois primeiros dos Dez Mandamentos: isso pode ser visto a partir do fato destes estarem escritos na primeira pessoa. 

  Os tzitziot ("franjas com nós") do talit ("xale [de orações]") estão conectadas aos 613 mandamentos por interpretação: o principal comentarista da Torá, Rashi, baseia o número de nós em uma guematria: a palavra tzitzit (hebraico: ציצת (bíblico), ציצית, como soletrado na Mishná) tem o valor 600. Cada nó tem oito fios (quando dobrados) e cinco jogos de nós, totalizando 13. A soma de todos os números é 613. Isso reflete o conceito de que a utilização de uma vestimenta com tzitzit lembra seu usuário de todos os mandamentos da Torá.

 E uma forma mais genérica, ainda, é se chamar de mitzva qualquer boa ação praticada. Exercer o monoteísmo é cumprir as mitzvot (os mandamentos). Mitzvot d’oraita é um conjunto de leis que foram compiladas a partir da Torah, isto é, do Pentateuco – os cinco livros sagrados - e totalizam 613.

TORAH (Tav = 400, Vav = 6, Resh = 200, Heh = 5), mais dois, para as duas mitzvot cujas existências precedem a Torah, e que são:

 1) Eu Sou o Criador, teu Deus.

 2) Não terás outros deuses, senão a Mim. 

 

 Uma takanah, que significa reparar ou corrigir, é uma regra não relacionada às leis da Torah e que foi criada pelos rabinos para o bem estar público,

 Por ex. a prática da leitura pública da Torah aos sábados pela manhã, segundas e quintas-feiras, foi instituída por Moisés.

 Mas o Talmud (Bava Kamma 82a) nos ensina que na época do Segundo Templo, Ezra acrescentou esta leitura aos sábados à tarde, além de instituir que 3 pessoas fossem chamadas à Torah para serem lidos um total de, pelo menos, 10 versículos. Isto, então, é uma takanah instituída por Ezra.

 A mitzvah do acendimento das chamas em Chanuca, que é uma festa após os tempos bíblicos, é também uma takanah.

 Algumas takanot variam de comunidade para comunidade.

 Por ex. cerca do ano 1.000 da era comum, o rabino Gerson Meor Ha-Gola instituiu uma takanah proibindo a poligamia, prática esta claramente permitida pela Torah e pelo Talmud. Esta takanah foi aceita pelos judeus askenazi, que viviam em países cristãos onde a poligamia não era permitida, mas não foi aceita pelos judeus sefaradi, que viviam em países muçulmanos, onde a poligamia era permitida. 

MITZVOT DE MINCHAG Um minchag é um costume que se desenvolveu por razões de mérito religiosos e continuou a ser praticado por um tempo bastante para se tornar uma prática religiosa. Por ex. o segundo dia dos chaguim (festas religiosas judaicas) foi originalmente instituído como uma guezerah, para que as pessoas fora de Israel, que não tinham certeza da data correta da festa, não violassem as mitzvot dos dias festivos. Com a instituição do calendário matemático, deixou de existir a dúvida sobre a data correta de cada festa, e a adição do segundo dia tornou-se desnecessário. Os rabinos consideraram que deveriam terminar aquela prática naquela época, mas decidiram continuá-la como um minchag.Estes minchaguim fazem parte da halacha, da mesma forma que uma mitzvah, uma takanah ou uma guezerah. 

A palavra minchag é também usada, num sentido mais genérico, para indicar uma maneira costumeira da comunidade ou de um indivíduo fazer alguma coisa religiosa. 

Por ex. pode ser minchag em uma sinagoga, ficar em pé enquanto se recita certa oração, enquanto em outra sinagoga, nesta mesma oração o minchag é recitá-la sentado. DIFERENÇAS ENTRE LEI DA TORAH E LEI RABÍNICA Ambas são consideradas como oriundas da Torah, e não se deve dizer que as Leis Rabínicas são leis do homem. Mas existem diferenças na maneira que se aplicam as leis d’oraita e as leis derabanan. 

Uma diferença importante é a questão de precedência. E d’oraita tem precedência sobre derabanan. Por ex. porque jejuamos em Iom Kipur quando este cai num Shabat? Como ambos são leis d’oraita, aplicam-se as regras de precedência, sendo que as regras específicas têm prioridade sobre as regras gerais. Então as regras específicas como jejuar em Yom Kipur tem precedência sobre as regras gerais de alegria no Shabat. Entretanto, como os outros dias de jejum são leis derabanan, então a alegria do Shabat tem precedência, e os outros jejuns que caem no Shabat são mudados para outro dia. CODIFICAÇÃO DA LEI JUDAICA Existiram algumas formas de formalizar a compilação das leis da Halacha. O trabalho largamente aceito foi a compilação feita no Shulchan Aruch, escrito por Rabbi Yossef Caro (1488-1575 EC), que levou em conta, a maioria das compilações feitas anteriormente. Como o Shulchan Aruch seguiu a prática sefaradi, uma interpretação foi adicionada pelo Rabi Moshe Isserles (1520-1572 EC), incluindo os costumes askenazi.

 
 
 
  Linha Idólotra    
1 2 Escolha 3 4 5
Sangue de inocente Rãs   Piolhos animais selvagens Sarna
Preguiçoso Desordeml   Ladrão Idolatra/Religioso Fofoca / Língua má
           
6 7 8 9 Escolha 10
Granizo Morte dos animais Gafanhotos Cegueira Falta de Aliança Sem um Único Deus
Desmotivado Fraqueza sem qualidade de Vida / Dívidas Falta de discernimento Descompromisso Liberdade sem disciplina (Escravidão)
 
 
 
A Ordem dos Dez Mandamentos sequencial
Os Dez Mandamentos - Êxodo 20. 1 a 17
 
1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 - Não furtarás.
4 - Não matarás
 
5 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
 
6 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo
 
- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
 

8 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

 

9 - Não adulterarás.

10 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.