A CRENÇA JUDAICA É BASEADA NA REVELAÇÃO NACIONAL

14/01/2014 21:37

A Crença Monoteísta Abraâmica É BASEADA NA REVELAÇÃO NACIONAL

 

Das 15.000 religiões na História Humana, apenas o Monoteísmo Abraamino baseia sua crença na revelação nacional - i.e., D'us falando a toda a nação.

Se D'us está para iniciar uma religião, faz sentido que Ele falará a todos, não apenas a uma pessoa. O Monoteísmo Abraâmico,é a única entre todas as grandes religiões do mundo que não confia em "reivindicações de milagres" como base para estabelecer uma religião. De fato, a Torá afirma que D'us às vezes concede o poder de "milagres" a charlatães, para testar a lealdade judaica à Torá (Devarim 13:4). Maimônides declara (Fundações da Torá, cap. 8):

"Os Monoteísmo Abraâmico não creram em Moshê (Moisés), nosso mestre, por causa dos milagres que realizou. Sempre que a crença de alguém baseia-se na contemplação de milagres, tem dúvidas remanescentes, porque é possível que os milagres tenham sido realizados através de mágica ou feitiçaria. Todos os milagres realizados por Moshê no deserto aconteceram porque eram necessários, e não como prova de sua profecia.

"Qual era então a base da crença Monoteísmo Abraâmico?

A revelação no Monte Sinai, que vimos com nossos próprios olhos e ouvimos com nossos ouvidos, não dependendo do testemunho de outros... como está escrito: 'Face a face, D'us falou com vocês...' A Torá também declara: 'D'us não fez esta aliança com nossos pais, mas conosco - que hoje estamos todos aqui, vivos.' (Devarim 5:3).

" Monoteísmo Abraamico não são os milagres. É o testemunho da experiência pessoal de todo homem, mulher e criança.