Economia do Lar

ECONOMIA DOMÉSTICA!

 
Meu Doce Lar
 
"A meu ver, o trabalho de dona de casa divide-se em duas partes principais: a formação do lar e a economia doméstica. 
A formação do lar trata dos valores espirituais: amor, paz, tranquilidade, harmonia entre os membros da família, segurança. Transforma o lugar de residência num recanto no qual as pessoas da família podem afastar-se de um mundo confuso e transtornado, encontrando compreensão e renovação de suas energias. Sua característica é a paz; evidencia bom gosto, cultura e refinamento. Tanto o homem quanto a mulher e os filhos contribuem individualmente para uma boa vida familiar, e cada um deles desfruta seus benefícios.
A economia doméstica envolve a limpeza da casa, a ordem em que ela é mantida e a sua administração. Isso inclui a gestão da parte financeira, cujo insucesso muitas vezes se torna fonte de desentendimento dentro da família." (Belle S. Spafford) 
 
Comadres, boa noite!
Estou escrevendo esse post na noite anterior a que ele está sendo postado. Às 23:19hs. A janela está aberta e, puxa, como a noite está agradavelmente fresca!
Mas lamento e muito por, segundo a previsão do tempo para amanhã (no caso hoje, para quem está lendo o post), para minha cidade, saber que o sol virá escaldante novamente!
 
Não é de hoje que quero falar um pouquinho sobre minhas impressões/dicas de economia doméstica, afinal, quem não se interessa/precisa, não é mesmo?
 
Antes de iniciar o post, fui pesquisar um pouquinho à respeito e encontrei algo com o qual tanto me identifiquei. Por isso, coloquei como introdução do post.
 
Sabem, vejo além de uma necessidade apenas financeira, a questão da economia doméstica porque, penso eu, precisamos ter responsabilidade com os nossos gastos, primar pela cautela na hora das compras pra casa (vide: evitar supérfluos), reciclar, reaproveitar sempre que possível, enfim... tudo isso engloba o "fazer economia doméstica", não é mesmo?
 
Mas como não sou nenhuma expert no assunto e também nem pretendo tornar esse post "didático", gostaria mesmo é de dividir com vocês algumas dicas, compartilhar algumas atitudes que tenho por aqui.
Vamos lá, então???
 
1 - optei, aqui em casa, por compra semanal à compra mensal. Sempre fizemos as compras mensalmente, mas no decorrer do tempo percebi que quando fazemos uma lista para suprir as necessidades de um mês inteiro, perdemos a oportunidade de aproveitar as ofertas semanais que, pelo menos na minha cidade, são muito mais vantajosas! 
 
2 - mergulho as verduras que já estão meio murchinhas em água bem geladinha com um pouco de vinagre. Daí uns minutinhos elas já estão lindas e vistosas!!!
 
3 - molho de tomate para a macarronada e demais pratos? Só caseiro! Receitinha aqui! O bolso agradece e a saúde também!
 
4 - sobras de pão? Corro pra fazer rabanada (e nem preciso esperar o Natal, viu!), torradinhas com azeite/sal/orégano, pudim (logo vou postar a receita que costumo fazer, tá, comadres?), aproveito para acompanhar as sopas em dias frios, etc.
 
5 - as frutas já não estão tão fresquinhas? Faço doces.
 
6 - já experimentaram fazer cascas de legumes - como as de batata e abobrinha - fritas? Delícia das delícias!!!
 
7 - pão caseiro - saudável, saboroso e mais rentável! Por esses dias, posto minha receitinha pra vocês conferirem. É tão fácil e gostoso!
 
8 - iogurte? Opto pela minha receita, na maioria das vezes.
 
Portanto, essas são algumas das formas de economia doméstica que adotei aqui pra casa. E à medida em que for me lembrando de outras, postarei pra vocês, ok? Mesmo porque, a economia doméstica não se estende somente à cozinha, concordam?