Mitsvot

 

    O Judaísmo é uma religião de 613 mandamentos, não uma série de "nisto deves acreditar" e "nisto não deves acreditar", mas de 613 leis divididas entre "isto deves fazer" e "isto não deves fazer". Exige o cumprimento das 613 mitsvot, preceitos da Torá.

 

    Se alguém vier e lhe perguntar: "Você é religioso?" hoje em dia encontraremos muitos judeus que responderão: "Posso não me manter casher, posso não guardar o Shabat, talvez não cumpra nenhuma das leis da Torá, mas sou judeu no coração." Qual o significado desta declaração? É que judeus hoje, vivendo num mundo com outras influências dominantes - onde religião é definida por outros padrões e não as atitudes - estão se identificando como judeus  não compromissado com a Toráh  . Muito mais do que simples fé ou credo, quando um judeu, compromissado com a Toráh, fala sobre D'us, deve estar mais preocupado com atitudes, este sim é um judeu

 

    Você é uma pessoa comprometida com a Toráh, em termos judaicos, significa: "Você cumpre a Torá e as mitsvot? Observa a Aliança feita há muito tempo no Sinai - na qual, conforme dizem nossos sábios, cada alma judaica de todas as gerações estava presente e persuadiram D'us a nos tornar o Seu povo através da declaração 'Naassê ve Nishmá', 'faremos e só então entenderemos?'" Para o judeu, a revelação não foi um meio para que o homem visse a aparência de D'us. Ao contrário, foi a maneira que D'us usou para fazer los saberem o que era importante para Ele através da revelação de Seu propósito, ao invés de Sua pessoa.

 

    Ser um judeu descompromissado com a torah não é suficiente. A ênfase está nas ações, não em pensamentos; no corpo, não apenas na mente. Ter fé é fundamental, uma pessoa deve crer, sem dúvida. Entretanto, o propósito da crença em uma Divindade é assegurar que as mitsvot sejam cumpridas. A crença em D'us não é a mensagem, mas o meio. O objetivo não é D'us, mas uma vida de santidade, para a qual crença é simplesmente um pré-requisito. 

    Em que deve um judeu acreditar? Deve tratar primeiro das ações, porque estabelecemos que para os compromissados com a Torah esta é a prioridade número 1(um).

 

Mitsvá Mitsvá Mitsvá Mitsvá
613 Mitsvot Cashurut Kipá Tistsí & Talit
Netilat Yadain Bicu cholim Tefilin Mezuzá
Tzedacá Ayavat Ysrael Gemilut Chassadim Kibud Av Vaem

 

Orações

 

    A oração tem a ver com assuntos mais elevados do que as necessidades materiais de todos os dias. A palavra hebraica tefilá, prece, deriva do verbo palel, julgar, quando fazemos uma auto-avaliação. Se a pessoa se dirige a D'us e pede Suas bênçãos, tem inevitavelmente, de perscrutar seu coração e se examinar para verificar em que altura está dos padrões de conduta que D'us prescreveu ao homem.

 

    Este Manual de Bênçãos não substitui o Sidur, Livro de Rezas; serve apenas para possibilitar o fácil e rápido acesso às rezas diárias mais comuns.

 

    O idioma hebraico é chamado lashon hacôdesh, língua sagrada, onde cada uma de suas letras está imbuída de valores espirituais incalculáveis. Assim, é aconselhável recitar as orações e bênçãos no idioma sagrado, conforme consta na transliteração apresentada neste livreto. O Manual de Bênçãos, embora seja pequeno em tamanho, é rico em conteúdo, e deve ser tratado com respeito.

 

    Esperamos que muito mais que uma orientação, ele sirva de instrumento eficaz no refinamento de cada um, elevando e tornando este mundo um local apropriado para a moradia de D'us e para a aproximação de uma era de paz e entendimento entre todos os povos.